Prefeitura de Inconfidentes monta maior árvore de Natal feita em crochê do Brasil

WhatsApp Image 2017 12 14 at 12.44.22Ponto a ponto, mais de 150 toalhas feitas à mão com linha de crochê foram costuradas na estrutura da primeira e maior árvore de natal de crochê do Brasil. Com 6 metros de altura, o projeto levou ao menos 3 meses para ser concluído e contou com a ajuda de pelo menos 15 servidores da Prefeitura Municipal.

A iniciativa teve como objetivo, além de reforçar o espírito natalino, chamar atenção para este elemento que faz parte da história, cultura e economia de Inconfidentes, que é a Capital Nacional do Crochê.

Além da estrutura da árvore, a estrela e as bolas também foram revestidas em crochê. Um trabalho feito com muito zelo e carinho pelas mãos de servidores da Prefeitura Municipal e com a colaboração do comércio local.

Para o prefeito de Inconfidentes, Décio Bonamichi, a árvore de natal feita em crochê representa toda população de Inconfidentes. “O crochê é uma das identidades de Inconfidentes e está na história do Município desde sempre. Foi e ainda é fonte de renda de muitas famílias, além de ser um atrativo turístico muito importante”, destacou.

Esta foi mais uma ação da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, para fortalecer o comércio, divulgar a identidade de Inconfidentes e atrair turistas para conhecer o crochê e todos os outros atrativos de Inconfidentes.

WhatsApp Image 2017 12 08 at 12.30.28História do Crochê

O Crochê chegou em Inconfidentes com os imigrantes. Enquanto os homens trabalhavam na lavoura, as mulheres faziam crochê em casa. Com o passar do tempo, o crochê passou a ser uma nova fonte de renda para as famílias e acabou se tornando negócio.

Hoje, Inconfidentes é conhecida como Capital Nacional do Crochê, tem a indústria e o comércio fortalecido pelas empresas deste ramo, com a fabricação de linhas e a venda por atacado e varejo das peças feitas à mão por muitas crocheteiras, que usam tanto a linha de seda, quando a de barbante.