Vacinação contra Febre Amarela deve ser feita em quem pretende viajar

tratamento da febre amarela1Quem estiver com planos de viajar para outro Estado ou Município, não esqueça de atualizar a carteirinha de vacinação, principalmente a vacina contra Febre Amarela. Nesta época do ano há maior registro de casos, por conta do calor. A vacinação é gratuita e pode ser feita na Unidade Básica de Saúde Mário Pistelli, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe, sendo a única forma de evitar a febre amarela silvestre por meio da vacinação.

Recomendações do Ministério da Saúde

A vacina deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses de idade e é válida por 10 anos.

A aplicação é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Idosos (acima de 60 anos de idade) devem procurar por orientação do médico que o acompanham.

A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).